quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Patentes, patentes: agora Via processa Apple

Texto de: www.hardware.com.br
A guerra de patentes até parece uma guerra de travesseiros, pena que é real e mais forte. A Apple processa a Samsung em vários países, além da HTC e outras mais... A HTC processa Apple com ajuda de patentes adquiridas da Google (e promete ir até o fim), parece que a Samsung quer tentar banir o iPhone na Coreia, e não acabou...

Agora quem entra na jogada é a Via, famosa fabricante de chips. A empresa está processando a Apple nos Estados Unidos, alegando que vários produtos da maçã usam processadores que violam patentes dela - especialmente o iPhone, iPad e iPod touch - ah, o Apple TV também.

Detalhes da ação não foram revelados, apenas alguns dados superficiais - as patentes envolvem métodos de carregamento e movimentação de dados pelos processadores, e parecem ser antigas, de 2001 e 2004. A decisão desejada é que a Apple seja proibida de comercializar seus produtos, experimentando um pouco do próprio veneno. A HTC tem ainda forças para processar a Apple também com patentes da S3 (dado o avanço num processo recente contra a Apple), cujas ações a mesma comprou da Via, o que indica que a Via ainda tem algum preparo para entrar na briga agora.

Diferentemente da HTC, Samsung, Motorola ou outra, a Via não faz produtos como smartphones ou tablets com sua marca para usuários finais. Dificilmente a Apple conseguiria prejudicar a empresa nesse sentido. E a Via não tem medo mesmo de entrar na briga com gigantes. Há vários anos ela fez um acordo com a Intel depois de uma grande batalha para poder fabricar processadores x86 - lá em 2003.

A informação foi divulgada inicialmente pelo Bloomberg, e há mais referências do passado neste texto do DailyTech. Independente do lado em que você quer ficar, com os recentes processos envolvendo a Apple fica ainda mais na cara quão ridículo é o sistema de patentes para chegar a este nível.
Postado no Tecsports por Fabriscio Biolo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário